sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dimensões da Modernidade

Para estar na moda e nas tendências do mercado, nosso corpo passa a se tornar uma propaganda. O que vestimos, por exemplo, pode dizer o que somos, que estilo possuímos, nossa classe social, nosso status, se usamos peças caras e sofisticadas ou se possuímos esse visual simplesmente porque virou moda e ‘caiu’no gosto popular.
Atualmente o mundo se tornou uma globalização de produtos podemos ter acesso a todo produto de todo o mundo, com a tecnologia e a internet podemos conseguir qualquer produto de qualquer país.
Além das marcas de nossas roupas e acessórios o nosso corpo também ganhou um padrão de beleza, por isso cada vez mais mulher e homens também, se arriscam a fazer cirurgias plásticas para alcançar esse corpo idealizado pela sociedade para estar dentro dos padrões físicos estipulados por um mundo moderno.
Vivemos em um mundo no qual, aqueles que estão fora desses padrões são descriminados pelos grupos sociais , há muito hoje a concepção de seu caracter pelo que você veste, usa e possui , somos classificados por nossos valores matérias e poucos são os que nos julgam por nossa índole.
Comprar exorciza nossa insegurança, pois comprar resgata a idéia de que estamos dentro dos padrões, que estamos consumindo algo que nos tornará melhores, completos , felizes e agregados a sociedade moderna.
Porém não temos uma liberdade extensa na nossa compra, primeiramente porque, as lojas já oferecem produtos que já estão convencionados pelas tendências, segundo porque queremos comprar o que está na moda, por exemplo, quando vamos comprar uma calça não queremos uma simples calça queremos a que esta na moda com detalhes com a cor que esta usando enfim , mesmo que uma simples calça era o que precisávamos escolhemos o que é moderno o que esta em evidencia.
Os mais afetados por esse consumo, são os jovens que querem sempre estar dentro desses padrões para não serem descriminado pelos amigos ou para não estar fora de um grupo social.
O que usamos nos proporciona rótulos como: as patricinhas, os “emos”, os roqueiros, os caipira , os góticos , enfim há vários rótulos que separam os jovens em determinados grupos.
Portanto vivemos sim em uma sociedade que nos dita regras de comportamento e de consumo. Comprar se tornou parte de nossas vidas, compramos para adquirir status enfim para estar dentro dos padrões modernos e para fazer parte dessa sociedade consumidora.

Nenhum comentário: