quinta-feira, 6 de novembro de 2008

GANHADOR , PERDEDOR OU RENOVADOR ?

Em qual dessas posições você se encontra e em qual delas você acredita que está seu futuro?
É claro que ninguém quer se encaixar na posição de perdedor mas talvez essa não seja uma escolha somente nossa é evidente que somos nós que buscamos o que queremos ser, porém em algumas ocasiões mesmo que nos sintamos ganhadores ou renovadores particularmente, perante a sociedade podemos ser vistos como um perdedor de acordo com a vida e profissão que ocupamos.
Um soldador e um dirigente de uma ONG ,por exemplo, qual a diferença que há entre eles ?A diferença de profissão , de classe social, de escolaridade, de oportunidades ou uma diferença de caráter?
Em ambas as profissões a maioria das diferenças são existentes sim mas, a principal que as torna mas distantes é a diferença social, ou seja, a forma como a sociedade enxerga cada trabalho é o que mas distancia socilamente cada um deles.
Muitas vezes até desconhecemos ou ignoramos algumas profissoes, não reconhecendo o valor que ela oculpa na nossa sociedade, pois não só de profissonais requizitados é feita e formada uma sociedade,na verdade são os profissonais considerados "perdedores" que mas suprem nossas necessidades cotidianas.
Possuir um trabalho simples, pouco sofisticado e idealizado dentro de uma sociedade capitalista e materialista como a que vivemos, é muito dificil uma vez que dificilmente o indivíduo que a oculpa será aceito por essa sociedade entre "ganhadores". Porém o que realmente deve ter importancia para nós é como nos sentimos perante a sociedade e não como ela nos exerga, ou seja, a sociedade poderá te enxergar de outra forma até mesmo o desvalorizando mas o que realmente deve ter relevância é como nos sentimos engressados nela. Se através dessa profissão nos sentimos relizados, e se nela nos destacamos melhor e suprimos nossas necessidades financeiras entao para nós ela e uma profissão de ganhador mesmo que analizada por uma maioria da sociedade ela esteja entre perdedores.
As pessoas rotulam umas as outras pelo que elas aparentam , pelos bens que possuem, pelas profissões ou status social que ocupam e através destes "valores"definem e atribuem valor aos individuos.E são por esses motivos que algumas pessoas e profissões humildes como:pedreiros, relojoeiros, soldadores entre outras que nao necessitam de uma escolariedade muito grande ou especifica não são valorizadas, diferentemente do que acontece com profissoes renomadas que aparentam grande valor como um dirigente de ONG, por exemplo, onde só pelo nome atribuimos um prestígio ao trabalho e a quem o concebe.
Todas as profissoes têm suas utilidades e seus valores, mas quando falamos de uma profissão que esta dentro de um grupo social mas elevado as pessoas atribuem mas valor à ela desvalorizando os trabalhos mais humildes.
Na maioria dos casos uma pessoa que efetua um trabalho mas humilde o faz com mas responsabilidade e prazer do que outra que efetua um trabalho "importante"
Portanto não podemos medir o caráter e o valor de cada pessoa pelo sua profissão, muitas vezes as pessoas que efetuam um trabalho humilde possui uma vida tão boa e tranqüila ou mas quanto o que oculpa um trabalho importante e difícil.
A diferença está somente no olhar da sociedade e é claro no valor equisitivo que cada um recebe para fazer seu trabalho fazendo assim que oculpem classes socias diferentes e por meio disto a sociedade os definem como ganhadores e perdedores embora, individulamente essa classificação pode nao permanecer, interiormente o ganhador pode se sintir perdedor e o perdedor seja quem se sinta como ganhador ou renovador.
Por Nielle Oliveira

8 comentários:

Agnaldo disse...

E vocês, jovens futuros publicitários, como se vêem: perdedores, ganhadores ou renovadores? Digo assim, sem o refinamento que possa revestir o glamour da profissão que terão no futuro: digo aqui e agora...qual a sensação que têm ??!! Em que acham que poderiam renovar o mundo à sua volta ??

Abraço.
Prof. Agnaldo

-Jazy disse...

Oi Professor, hoje me veju com um renovador, pelo fato de ta realizando desejos e sonhos, penso que sempre quando realizo algo que gosto ou que tenho vontade de fazer, ou coisa parecida, é que estou RENOVANDO minha vida..
E se for pra eu olha para o Futuro, posso dizer que serei VENCEDOR, mas isso, dEpois de realizar tudo, sonhos, exercer profissão, etc.!

Prof. Agnaldo
Obrigado pela visita!

Jaziel

Jaziel theodolino, Nielle Oliveira, Gabriela Machado, Thaysa Carvalho.Kamilla Scarelli, Fagner Reymond, Thales Valin disse...

Bom, acredito que atualmente sou renovadora buscando inovações na minha vida desde a entrada na faculdade até a procura de um emprego e tendo sempre que correr atras das conquistas.Pretendendo ter um futuro de ganhador, pois creio que atraves da concretização de um objetivo conseguimos nos tornar ganhadores de fato.

Nielle Oliveira

Gabriela Machado disse...

Eu acho que eu sou uma ganhadora, pois já realizei muito daquilo que eu queria, e uma renovadora, pois estou aberta para mudanças e renovações, o futuro é muito distante para saber como eu vou ser, mas vou tentar me adaptar ao maximo!

-Jazy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
-Jazy disse...

PROFESSOR AGNALDO, PERANTE NOSSOS COMENTARIOS, NOSSOS TEXTOS, NÓS ALUNOS TAMBEM TEMOS NOSSAS CURIOSIDADES, E AI O SENHOR SE VE COMO, GANHADOR, PERDEDOR, OU RENOVADOR??

Agnaldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agnaldo disse...

Bem, não sei como responder. Se for muito modesto, posso não ser realista. Por outro lado, se for pretensioso, peco pela arrogância. Mas vou considerar que sou um pouco renovador, por buscar chegar ao conhecimento por meios e formas mais prazerosas que simplesmente a retórica ou a teoria "curta e grossa". Mas gostei do questionamento. Continuem assim, questionando sempre !!

Abraço a todos e bom feriado.
Agnaldo